sábado, 1 de dezembro de 2012

o que as paredes me contam

A série de Videodança "o que as paredes me contam", foi desenvolvida durante o processo com uma das turmas do Vocacional Dança na Casa de Cultura Cora Coralina em 2012. A escolha por se trabalhar com Videodança como pesquisa e materialidade artística partiu do momento em que a casa de repente entrou em reforma na sua área externa e, sendo muito pequena, os materiais de construção foram guardados em seu interior, na sala de ensaio. Diante da precariedade dessa condição, o Videodança pareceu um meio potente de poder dialogar com o espaço de forma direta, compreendendo a dança fora do espaço protegido do palco e a relação corpo-espaço num embate direto com a concretude material e circunstancial do seu entorno. A condução das investigações se deu numa troca entre proposições das Vocacionadas Geovana Santana, Jennifer Gabriely Beltramini, Naomy Nakashima Silva e Rita Fernanda Moura Silva que compõe a turma e as proposições/provocações da Artista Orientadora Carolina Nóbrega. Mesmo após o final da reforma, seguiram-se as investigações desse diálogo entre corpo-espaço-vídeo, de maneira mais autoral, permitindo que as adolescentes criassem materiais mais apoiados em seus próprios referenciais e desejos de comunicação artística.Todas elas estão em processo de iniciação na dança. Os vídeos segem na ordem em que foram criados:

o que as paredes me contam - Reforma#1 from Carolina Nóbrega on Vimeo.

o que as paredes me contam - Reforma#2 from Carolina Nóbrega on Vimeo.

o que as paredes me contam - .lá fora. from Carolina Nóbrega on Vimeo.

o que as paredes me contam - outro eu coletivo from Carolina Nóbrega on Vimeo.

Ao longo do processo, Geovana Santana, Naomy Nakashima Silva e Rita Fernanda Moura Silva criaram também solos em videodança, que chamamos de depoimento#1 (Rita); depoimento#2 (Geovana) e depoimento#3 (Naomy). Por se tratar de um material mais pessoal, Naomy e Rita preferiram não compartilhar os vídeos delas. Segue, então, apenas o depoimento#2, solo em videodança de Geovana Santana:

o que as paredes me contam - depoimento#2 Geovana from Carolina Nóbrega on Vimeo.

Nenhum comentário: